quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ciclo da Borracha



> Inicialmente, o látex era comumente utilizado na fabricação de borrachas de apagar, seringas e galachas.
> Anos mais tarde, os estudos desenvolvidos pelo cientista Charles Goodyer desenvolveu o processo de vulcanização atráves do qual a resistência e a alasticidade da borracha foram sensivelmente aprimoradas.
> A mão - de - obras utilizada para a extração do látex nos seringais era feita com a concentração de trabalhadores vindos, principalmente, da região nordeste.
> A sistemática exploração do látex da borracha possibilitou um rápido desenvolvimento econõmico da região amazônica, reprentado principalmente pelo desenvolvimento da cidade de Belém.
> No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático.
> Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços.
> Depois da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), as indústrias passaram a adotar uma borracha sintética que poderia ser produzida em ritmo mais acelerado. Essas inovações tecnológicas acabou retraindo significamente a exploração da seringueira na Floresta Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário